segunda-feira, maio 01, 2006

Children's International summer Village define o que o cisv faz hoje?

14 Comments:

Blogger Marina Magalhães said...

Não define, mas adianta mudar algo agora, mudando toda a imagem de referência que já temos?

7:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acredito que não temos hoje uma imagem de referencia. Temos uma imagem que traz memorias para os participantes mas que nao tem referencia na comunidade. Se tiver é muito pouca e restrita para uma organização do tamanho do CISV.

8:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pode não definir o que o CISV faz, mas se for assim a cada nova idéia, novo program vamso ter que mduar logo, nome da instituição, acho que não bem por ai, é muito mais fácil os CISvianos terem uma representação melhor do que mudar o logo ou o proprio nome para impor alguma cosia a mais...

1:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não é cada nova idéia ou novo programa... estamos falando de 50 anos de evolução da organização e da sua forma e abrangencia de atuação.

Não é só a mudança do logo que fará com o que CISV tenha uma maior representatividade na sociedade. São os novos programas (Mosaic e IPP)que buscam e estimulam o relacionamento com outras organizações e com não CISVianos, é uma forma mais pró ativa do CISV como organização, e inúmeras outras coisas... Mas o logo atual atrapalha o crescimento desse representatividade.

11:39 AM  
Blogger Marina Magalhães said...

E esse logo atrapalha mesmo? E se não define, qual seria sua sugestão de mudança?

4:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião o logo e a maneira como ele é usado atrapalha substancialmente a representatividade do CISV no meio externo (ou seja, para alem de seus participantes e estrutura) pelos seguintes motivos:

(i) O logo é confundido com entidades que fazem parte da ONU e Unesco;

(ii) O logo é de dificil manejo grafico, em funcao do alto número de detalhes;

(iii) O logo apresenta na minha opinião elementos que são extremamente ocidentais e podem ser ofensivos a outras culturas (como o fato das pessoas estarem de mãos dadas);

(iv) Por outro lado o logo possui elementos que podem ser interpretados subjetivamente de maneira equivocada (notem que usei o verbo podem, não quero dizer que devam ou que representem isso... estou dizendo que alguem pode inferir isso), como por exemplo: (a) o fato das pessoas serem homem-mulher-homem (porque nao tem dois do mesmo sexo de mãos dadas? não aceita-se como normal isso, etc...), (b) o fato da pessoa central ser um homem e ser maior do que os outros (porque não mulher? porque não do mesmo tamanho dos demais, o homem é mais importante para a organização, etc...), (c) o fato de alguns estarem com trajes nacionais (essa é a percepção de multi-culturalismo da organização? essa visão estereotipada? tratamos culturas esteriotipadas?, etc...).

Além desses fatores acima, que acredito que são empecilhos no processo de expansão e de relacionamento externo do CISV, há ainda um grande problema, que é o da divulgação do CISV. Não há, atualmente, uma política uniforme de divulgação o que gera inúmeros problemas:

(i) Cada país maneja o simbolo e cria sua variação para este. Logo fica dificil o CISV ter uma imagem global; há imagens regionais e isso dificulta o fortalecimento do CISV como organização global;

(ii) Como não há uma uniformidade na utilização do simbolo ou mesmo na comunicação do CISV com a sociedade como eu (empresa ou outra organização externa do CISV) sei que estou falando com o CISV (organização) mesmo. Por exemplo como sei se a pagina do CISV Uruguai é mesmo do CISV ou não de alguem que é do CISV ou nem sequer isso e só criou ela para utilizar da organização e arrecadar fundos para outros fins?

Estes são apenas alguns pontos pelo qual eu acredito em tudo que já disse aqui...

11:01 AM  
Blogger Marina Magalhães said...

Mas mudando o logo as pessoas vão continuar fazendo variações dele nos países...pelo menos é o que eu penso. Mas você me convenceu nos outros argumentos, apesar de eu nunca ter reparado que eles pesam no logo.

12:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

A mudança tem que ser acompanhada de uma política mais clara e uniforme de comunicação do CISV e sua marca. Por isso que o estudo nao se limita a simplesmente a marca mas tambem a como comunicar o CISV mais eficazmente na sociedade...

Eu acho que será díficil (e não estou nem certo se seria o ideal) impedir que camps tenham uma camiseta onde o logo é levemente alterado mas ao menos é necessário que as diferentes instancias da organização (NAs e chapters) utilizem o logo oficial de maneira uniforme nos seus meios de comunicação (sites, jornalzinhos, cominicações, etc.), para que possamos comunicar mais eficazmente.

5:02 PM  
Blogger Marcos said...

Apesar de também não ter percebido isso tudo que Wig falou, concordo plenamente com ele.

Alem disso, acrescento que é importante pensar nessas mudanças e no CISV como um todo não pela maneira com que vemos a organização, mas por como achamos que esta pode ser. Olhar pro futuro, e não pro passado(claro que sem, também, esquecê-lo).

Apesar de ser legal que no CISV todo mundo é conhecido, parece família tal e tal. Mas o objetivo não é esse. E nem o ideal.

O CISV não existe pros CISVianos, existe pro mundo.

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito estranho falar em mudança se olharmos a tragetoria vitoriosa da organização, existe um jargão, "não se mexe em time que está ganhando", mas não vejo a organização perdendo com esta sacudida. Se não mudarmos nada porque não sabemos o final pelo menos todos já pensamos em melhorias e caminhas para seguir.
O nome não remete a lugar algum e nem o simbolo, no maximo confundir que o logo é ligado a Unesco ou Unicef....

A percepção de Wig não é de um Advogado e sim de um publicitario maluco,hehehe!!!

Alguem se lembra do Logo antigo do Banco do Brasil? Sabe porque ele foi mudado? Ele era escrito em letra tipo ITALICO e isso mostrava que o banco não era Solido. Uma instituição desse porte aceitou e mudou...mas tudo tem que ser analizado porque hoje o CISV não vive de marca e sim de pessoas com propaganda Boca a boca...temos que fazer ele para o mundo como Kitu mesmo disse....

mas....

Abraços

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fico feliz em ver como ja diminuiu a rejeicao das pessoas a ao menos discutir a idéia de mudar a imagem do CISV. Embora esteja afastado agora no final da discussao, eu estava la quando essa idéia começou a ser comentada, ainda meio como fofoca ("voce soube que a executiva internacional esta fazendo um novo logo pro CISV? Qualquer dia entramos no site e nosso tao amado logo ja era...) e, como era de se esperar, havia uma enorme rejeiçao de pessoas que ja eram – e ainda sao – naturalmente apegadas ao nosso logo.

Hoje tenho impressao de que ja deu tempo da sugestao inicial ser absorvida e vejo que muita gente esta aberta a pensar no assunto. Eu mesmo, que ja fui contra a mudanca, hoje sou bastante a favor, e me esforco cada vez mais a ver nosso antigo logo de forma menos egoista, como uma imagem que me traz otimas lembrancas da minha vida inteira, e mais como alguem que acredita que o CISV precisa ser comunicado pra pessoas que nao tem essas mesmas lembrancas, e que para isso o nosso logo é uma péssima ferramenta.

Ja sendo a favor da mudanca, passei a acha-la até urgente depois de ler o post do Wig, e agora tenho até medo do nosso logo atual, e vou tentar nao ficar olhando pra ele muito tempo antes que eu comece a ter pesadelos… Enfim, teorias da conspiracao e mensagens subliminares diabolicas a parte, acho que é hora de abrir mao do apego que temos pelo logo e pensar um pouco no futuro do CISV, que nao esta nem de longe caminhando tranquilamente para uma « historia de sucesso », como disse o Gus e eu adoraria concordar.

Por tocar em uma coisa que poucos CISVianos conseguem olhar de forma imparcial, e por mexer com um simbolo que cada um de nos tem certeza de que é um pouco dono, o projeto rebranding é extremamente corajoso e tem todo o meu apoio. Vamos guardar na memoria esta antiga imagem, junto com todas as lembrancas que vem junto com ela, e aceitar uma nova, para que mais pessoas daqui pra frente possam ter lembrancas tao incriveis quanto as nossas.

4:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tendo em vista varios comentarios muito bons, fica dificil expressar tudo sobre o topico....

Na verdade antes de mais nada pegando um gancho no que Fernando disse em outro topico, já é tão dificil explicar o que é o CISV ainda mais definir o CISV como uma frase que está no topico.
Mas voltando ao assunto do logo, marca, chancela..ou coisa do genero, eu gostaria de ler opniões "paternalistas" porque somos racionais e isso as vezes me deixa certo que estamos certos.

A discussão sobre a parte grafica do CISV eu acho muito mais complexa porque envolve não so o LOGO que é o que tanto temos falado, a identidade visual tambem esta diretamente relacionada ao nome da organizaçaõ na qual o topico fala. Este nome realmente não diz nada de nada, pode ser analizado como pior do que o Logo ou estou ficando louco?
O Logo hoje fala de um programa se trocarmos o nome do programa para CAMP teremos o nome de mais um programa e se mudarmos tudo? Não existe mais a frase e sim o LOGO, sera que é uma solução?

7:04 PM  
Blogger Marina Magalhães said...

Nossa...eu não consigo acompanhar o raciocínio do Gus. Mas concordo que muito do problema está no nome da organização e pouco no logo. Aliás, não diria que o problema é o nome e sim a tal "frase explicativa" que acompanha o logo e o nome. Tipo, aqui no Brasil a frase é: Convivência Internacional de Jovens - tipo, meio perdido não é? Acho que é nisso que devemos focar!!

10:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo em parte com a small, mas acho que mudar o nome ja é bem mais complicado. Ouvi uma vez a sugestao "Youth Global Leadership", que fica meio feio como YGL, mas reflete muito melhor o CISV do que "vilas internacionais de criancas no verao"!

Por outro lado, acho que o nosso nome carrega uma historia, e isso é uma coisa que eu nao gostaria de perder. Voces nunca repararam como o fato do CISV ter um nome tao sem sentido pra realidade de hoje varias vezes nos faz contar pras pessoas a historia do primeiro Village e de como o CISV comecou?

Quanto ao "Convivencia Internacional de Jovens", confesso que nao sei exatamente de onde surgiu, mas sempre entendi que era apenas o nome "legal" do CISV Brasil, e nao uma coisa pra ser divulgada e conhecida pelas pessoas.

Resumindo, sobre o nome CISV fico em duvida. Por um lado, ele é bastante inadequado pra dizer o que a gente faz hoje; por outro, ele é bonitinho, sonoro, ja é razoavelmente conhecido e esta em metade das musicas do songbook -imaginem cantar "Lingering" se o nome mudasse pra YGL!

4:50 AM  

Postar um comentário

<< Home